19 de abril de 2012

Os verbos - Parte III

Ohayou minna!

Já aprendemos a classificar os verbos, o que é a forma do dicionário que também é o tempo presente informal. Já vimos também como conjugamos os verbos na forma negativa.
Agora vamos aprender a conjugar os verbos no tempo passado informal.

Para aqueles que não se lembram o que é a forma informal, é a forma que usamos para falar informalmente, ou seja, com as pessoas que nos cerca, amigos, familiares, etc....

# Tempo Passado Informal #
Para isso vamos separar os verbos nos 3 grupos que vimos na lição anterior:

Como conjugar verbos いちだん no Tempo Passado
 Vamos começar com esses por serem mais fáceis. Para mudarmos do tempo presente para o tempo passado, basta simplesmente retirar o ~ final e no lugar colocar ~

食べ>> 食べ~ >>> 食べ( eu comi)

>> 見 ~ >>> 見る(eu vi)

Como conjugar verbos よだん no Tempo Passado
Com esses verbos já se torna um pouco mais difícil. Para começar vamos agrupar as 9 terminações em 4 grupos menores:

  1. く e ぐ
  2. む,  ぶ e ぬ
  3. る,  う e  つ

1º grupo: troca-se ~す por ~し, e depois adicionamos ~:
話す >> >> た (eu falei)

2º grupo: troca-se ~く e ~ぐ por ~い, e depois adicionamos ~た / ~:
聞か >> >> た (eu ouvi)
泳ぐ >> >> (eu nadei)

3º grupo: troca-se  ~む,  ~ぶ e ~ぬ por ~ん, e depois adicionamos ~だ:
 飲む >>>>だ (eu bebi)
遊ぶ >>ん  >>だ (eu brinquei)
死ぬ >>  >>だ (eu morri)

4º grupo: troca-se  ~る,  ~う e  ~つ por ~っ (tsu pequeno), e depois adicionamos  ~:
 直る >>>>た (eu curei)
買う >> >> た (eu comprei)
待つ >>>>た (eu esperei)

Como conjugar verbos へんかく no Tempo Passado

Para esses não há segredos uma vez que são irregulares:

  • する fica した ( eu fiz).
  • くる fica きた (eu vim).
  • Além dos verbos する e くる, o verbo 行く (ir) também é irregular, mas ele é uma exceção às regras e por isso fica 行った (eu fui)
exemplos:

(em construção)
 
Bom por hoje é só até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário