23 de junho de 2015

A Particula に

Olá pessoas do bem !!!! .... e do mal também xD !!!!
Hoje vamos começar uma nova série de estudos das partículas japonesas. 
Já vimos as partículas は (partícula de tópico), を ( partícula de caso - objeto direto) e が ( partícula identificadora). Além dessas vimos também as partículas も (também) e か (usada para fazer perguntas).
Bom vamos nessa!!!
                                                          # A partícula に #

Essa é uma partícula essencial no japonês, uma vez que ela pode ser usada para especificarmos a direção ou o alvo de algum verbo de movimento ou não.
Geralmente pode ser traduzida como "PARA", "A" , "À" ou "AO"
Estes são bons exemplos de como usar a partícula に com verbos de movimento.

私は家行きました。
わたしはいえにいきました。
Eu vou PARA casa.

学校帰らない。
がっこうにかえらない。
Eu não volto PARA escola.

私はブラジル行かなかった。
わたしはぶらじるにいかなかった。
Eu não fui AO Brasil.


No entanto, seu uso não é exclusivo dos verbos de movimento. Podemos usar に para indicar onde um objeto ou pessoa está, pois eles são definidos como alvos de algum verbo de existência ou estado. Aqui pode ser traduzida como "EM", "NO" ou "NA":


犬は車庫いる。
いぬはしゃこにいる。

o cachorro está NA garagem.

鴨は湖いらない。
かもはみずうみにいらない。

o pato não está NO lago.

昨日彼は家いらなかった。
きのうかれはいえにいらなかった。
Ontem ele estava EM casa.

Além disso, に SEMPRE é usada para indicar tempo e horas.

7時起きる。
しちじにおきる。

Eu acordo ÀS 7 horas

11時眠らない。
じゅういちじにねむらない。

Eu não durmo ÀS 11 horas.

 彼女は来週中国に行く。
かのじょはらいしゅうにちゅうごくにいく。

Ela vai para a China na semana que vem.

先週図書館に行った。
せんしゅうにとしょかんにいった

Fui à biblioteca na semana passada.

bom estes são os usos mais básicos de に... existem outros? Sim. Mas esses usos são um pouco mais complexos e precisamos estudar algumas coisas antes de vê-los. Mas por hora isso já é o suficiente! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário