23 de junho de 2015

Os Verbos - Parte II

Ohayou minna!
Continuando o assunto sobre verbos, hoje veremos como conjugamos eles no tempo presente, mas em suas formas negativas.

# Conjugando os verbos japoneses #

Os verbos japoneses apresentam 2 tempos verbais o tempo presente, também chamado de tempo não passado, e o tempo passado, como eu havia dito quando expliquei sobre o です. Além disso, eles possuem uma conjugação própria para a forma negativa, totalizando assim 4 conjugações verbais:
  •  Presente, Passado, Presente Negativo e Passado Negativo.

 Além disso, os verbos japoneses apresentam 2 graus de formalidade, e cada grau possui as 4 conjugações listadas acima. São eles:
  • o grau informal e o grau formal (também chamado de grau polido e/ou educado)
Vamos então começar a ver como conjugamos os verbos no grau informal.

# Tempo Presente Informal #
Foi dito na lição anterior que o tempo presente informal nada mais é do que a forma como encontramos o verbo no dicionário sem nenhuma alteração, seja ele いちだん , よだん ou へんかく. Logo:

私は見る eu vejo.
私は食べる eu como.
私は行く  eu vou.
私はする eu faço. 

# Tempo Presente Informal - Forma Negativa #
Para isso vamos separar os verbos nos 3 grupos que vimos na lição anterior:

Como conjugar verbos いちだん  na Forma Negativa:
  • Para conjugá-los na forma negativa, simplesmente retire o  - final e adicione -ない no lugar   
食べ>> 食べ~ >>> 食べない - eu não como.
>> 見 ~ >>> 見るない - eu não vejo.

Como conjugar verbos よだん na Forma Negativa:

Para conjugarmos na forma negativa, devemos substituir as terminações antes de acrescentarmos ~
ない :


  • troque す por さ 、 
  • troque く por か、 
  • troque ぐ  por が、 
  • troque ぶ  por ば、 
  • troque つ  por た、 
  • troque む  por ま、 
  • troque る  por ら、
  • troque ぬ por な  
  • troque う por わ.


話す >> さ >> ない - eu não falo
聞か >> か >> ない - eu não ouço
泳ぐ >> >> ない - eu não nado
遊ぶ >>
ば >>ない - eu não brinco
待つ >>た >> ない - eu não espero
飲む >>ま >> ない - eu não bebo
直る >>
ら >> ない - eu não curo
死ぬ >>な >> ない - eu não morro*
買う >> わ >> ない - eu não compro

* 死ぬ - しぬ - morrer é o único verbo よだん que termina em ~ぬ 

Como conjugar verbos へんかく na Forma Negativa
Aqui não há uma forma para se conjugar uma vez que eles são irregulares
  • する fica しない ( eu não faço).
  • くる fica こない (eu não venho).
  • Além dos verbos する e くる, o verbo ある (existir - usado para coisas inanimadas) também é irregular, mas ele é uma exceção às regras e por isso fica ない ( não existe).
Bom e com isso encerramos a lição de hoje! 
Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário