23 de julho de 2015

Como Estudar Kanji?

おはよう!

Enquanto ainda estou traduzindo e preparando as lições seguintes, vamos voltar com o assunto Kanji, já que ele desperta  muitas emoções nos estudantes de japonês, seja ela felicidade, alegria, amor ou ódio.

Hoje vou desmistificar essa questão de como devemos estudar  Kanji e se existe ou não um método milagroso que se você segui-lo direitinho você irá dominá-los e será feliz para sempre. Mas antes....


# Como os Kanji são divididos? #
Antes de responder a esta pergunta, devo fazer uma outra pergunta (percebam que este post estará cheio de perguntas e respostas .... ). Vocês sabem quantos kanji existem hoje no Japão? 

A resposta para essa pergunta é milhares de milhares de milhares de kanji. Mas não fique assustado com essa resposta, isso porque o Ministério de Educação do Japão selecionou dentre esses milhares de milhares de milhares, 2136 kanji  para compor uma lista padronizada. Essa lista é chamada de 常用漢字 - じょようかんじ que pode ser traduzida como "Caracteres chineses de uso regular".

Recentemente (2010), esta lista de kanji foi revista, sendo que antes de 2010 a lista era formada por 1945 kanji. Na lista atual 5 dos 1945 foram excluídos e 196 novos caracteres foram incorporados ao 常用漢字 - じょようかんじ . Logo, hoje ela é formada por 2136 caracteres. Sendo que, 1006 são aprendidos na educação primária (o que para nós seria  da 1ª a 6ª série), e 1130 são estudados na educação secundária (ou o ensino médio). 

E agora voltamos a pergunta título deste sub-tópico.

Como os kanji são divididos? ~ 
Bom, os Kanji podem ser divididos de 5 formar diferentes:

  • Por Série.
  • Por Nível do JLPT.
  • Por Número de Traços.
  • Por Radical.
  • Por Frequência.   

~ Por Série
Recapitulando o que eu disse acima, na educação primária são estudados 1006 caracteres. mais precisamente:
1ª Série - 80 caracteres
2ª Série - 160 caracteres
3ª Série - 200 caracteres
4ª Série - 200 caracteres
5ª Série - 185 caracteres
6ª Série - 181 caracteres 

E mais 1130 no ensino médio.

~ Por Nível do JLPT
O JLPT é o Japanese Language Proficiency Test, em outras palavras é o Teste de Proficiência em Língua Japonesa, hoje ele tem 5 Níveis e a cada nível, além de aumentar a dificuldade, aumenta o tanto de vocabulário/gramática, quanto o número de kanji que você deve saber para fazer a prova. Sendo o N5 o nível mais baixo e o N1 o mais alto.
N5 - 103 kanji
N4 - 181 kanji
N3 - 181 kanji
N2 - 1000 kanji
N1 - 2000 kanji 

Sim eu sei a conta não bate com os 2136. xD

~ Por Número de Traços  
Cada kanji tem um número determinado de traços que podem variar de 1 a 14. E assim vamos dividindo.... todos os kanji com um traço colocamos na caixinha azul. Todos os kanji com 2 traços colocamos na caixa vermelha e assim sucessivamente até os kanji de 14 traços. É simples. Mas é muito trabalhoso.

~ Por Radical
Esse método de divisão é similar ao anterior. A única diferença aqui é que agrupamos os kanji por meio dos radicais e não pela quantidade de traços.

~ Por Frequência.
Essa aqui é uma forma interessante de se dividir, pois vai do kanji mais usado no dia a dia até o kanji que quase não é usado. Ele é dividido em 5 grupos com 500 kanji cada e um 6º grupo com apenas 1 kanji.... obviamente o menos usado. E sim aqui a conta também não bate com os 2136.... pois 5 x 500 + 1 = 2501 kanji xDDDD.    

Existem outros métodos de dividi-los mas estes são os mais comuns.

# Como Estudar Kanji? #
Você pode ter visto internet a fora que existem 1001 métodos para estudar os kanji, e que em cada um desses lugares dizem que tal método é o mais eficiente, ou é o que traz resultados mais rápidos ou coisa do tipo. Aí o que fazemos? Seguimos a risca o que dizem e muitas vezes vemos que não era essa mil maravilhas que haviam dito, e nos sentimos frustrados. Aí o que fazemos? Aqui temos duas saídas ou procuramos outro método ou desistimos de aprender. Mas na verdade não precisamos desistir de estudar kanji.

Então existe um método "certo" para estudar kanji? A resposta aqui é não, não existe um método certo. Todos os métodos são os certos. A regra aqui é simples: 

Um método certo para a pessoa certa, funciona.  
Um método errado para a pessoa certa, não funciona.

O que quero dizer aqui é que para cada pessoa há um método certo para se estudar. 
Mas para achar o método que mais te traga resultados você precisa tirar um tempo para você pensar em como você aprende - entende - desenvolve - trabalha com aquilo que você está estudando. 

Por exemplo, há pessoas que só aprendem se escreverem no papel (pessoas como eu xP), há quem aprende só lendo a matéria ou que leem e depois repetem para si mesmas (olhando ou não para um espelho!), há pessoas que não aprendem se tiver um barulho por perto, por isso precisam de lugares silenciosos e sem muito movimento, no entanto, há pessoas que não conseguem aprender se não estiverem ouvindo música.

Uma coisa aqui deve ser mencionada, se você estiver estudando kanji, sempre tenha em mente que decorar não ajuda ninguém e não leva a lugar nenhum. Além do que, passado um tempo você esquece.

Outra coisa que você deve avaliar é o porquê você está estudando kanji. É para fazer o JLPT? É para acompanhar seu/sua filha na escola japonesa? É por que você quer ler jornais /artigos japoneses?Ou é para se tornar um professor de japonês? ou ...  para aprender por um hobbye ou por achar legal? Definindo isso irá te ajudar e muito, pois como vocês  puderam ver em cada divisão acima o número de kanji usados/empregados altera ligeiramente um do outro, por isso tenha em mente do porquê está estudando-os. Já pensou se você quer prestar pro JLPT N4 mas está estudando pela Frequência dos kanji no dia a dia? D= que lastimável seria........

Bom, sabendo de tudo isso, falarei de alguns métodos que são os mais usuais, por isso, depois de pensar ( pensar bem mesmo! ) em como o seu cérebro absorve aquilo que você estuda e o porquê os está estudando, dê uma olhada neles pensando em como tal método pode te ajudar a gravar/entender aquilo que você está estudando 

( você pode até mesmo pontuar cada método de 0 ~ 5... e obviamente os que tiverem pontuações altas merecem ser vistos mais proundamente e se a nota manter é hora de por a mão na massa e estudar ) 

1. FlashCards
Sim FlashCards  funcionam. Mas ai depende, se é você que vai montá-los (no sentido de escrever com sua propria letra ou simplesmente irá pegar pronto da internet).

Se você montar e for do tipo de pessoa que aprende escrevendo e associando formas a objetos/palavras esse método é excelente para você. 

Agora se você pegar da net e for o tipo de pessoa que aprende escrevendo, bom espero que suas capacidades de associação sejam melhores e que você consiga absorver dessa forma.
Agora se você for do tipo que gosta de trabalhar mais a memória do que escrever, e não quer perder tanto tempo, pegar da internet é uma boa opção. 



2. Escrever Escrever e Escrever
Este método é para aqueles que amam escrever. Vocês podem fazê-los tanto a mão como pelo computador. Ele consiste em você praticar um kanji escrevendo-o diversas vezes em uma folha de papel (sulfite a estilo livre, ou milimetrado para ficar uma coisa mais em ordem). O ponto positivo dele é que você aprende como dimensionar e pegar pratica na escrita, por exemplo, de um kanji complexo com sua ordem de escrita, o ponto negativo é que você só aprende isso e nada mais. =/





3. Usando a tecnologia. ( Esse é para quem não consegue se desligar do celular!!)
Hoje em dia a tecnologia é usada para tudo, então porque não usá-la para aprender ??? Existem vários aplicativos voltados para o ensino de kanji... gostaria poder falar de alguns mas não os utilizo para saber se é ou não bom =/ (ser pobre é osso!). Mas quem quiser poder comentar abaixo se conhece algum bom e depois eu reedito aqui =D!
            
4. Mapas Mentais
Sim, mapas mentais. Neles  vocês podem por, as leituras (on e kun), a ordem de escrita, em qual divisão ele se encontra (JLPT N4,  ou 1ª Série - 01, ou 10º kanji usado em jornais, ou Kanji de 7 traços), exemplos de palavras/frases/expressões que contenham tal kanji.

5. Aprenda pelo Vocabulário.
Há quem diga que nenhum dos métodos acima funcione por estudarmos o kanji individualmente e não em conjunto, pois cai naquilo que eu disse, de que não devemos decorar mas sim gravar - entender - absorver. E o  método mais eficaz seria aprender o kanji é vendo pelo vocabulário, pois nele vemos qual das leituras é usada. Assim aprendemos kanji - vocabulário e não apenas kanji, e nem ficamos apertando a mesma tecla do só escrever ou só associar kanji - palavra ou kanji - leituras.

6. Etiquetas
Esse método eu particularmente sou contra. Esse método para quem não conhece funciona da seguinte maneira. Você escreve no papel o nome de vários objetos que existem em um cômodo de sua casa e depois você sai grudando o papel no objeto. Isso também serve para estudar vocabulário. Sou contra porque só dá para fazer com um número limitado de palavras. Ai eu te pergunto: onde você vai grudar um papel com palavras tipo 愛 - あい ?

Bom acho que com isso você pode finalmente dar um start em seus estudos de kanji. 
Só uma última coisa importante a considerar! FAÇA SEMPRE UMA REVISÃO!
Porque se não fizer você irá esquecer, e não vai estar estudando mais sim decorando, e decorar e estudar são coisas totalmente  diferentes! Uu

(tipo .... estude 10 kanji por semana e aos fins de semana revise-os! )

Por aqui eu irei postar sobre os kanji por meio da divisão de frequência misturado com vocabulário, para ficar melhor a assimilação do caractere com a leitura e seu significado em questão, mas aceitamos pedidos de kanji sem problema algum.

Bom vou parar por aqui senão ficaremos até amanhã aqui falando nisso, e o post ficará muito extenso. 
Dúvidas, comentarios, sugestões já sabem! Postem abaixo! 
Até a próxima
   

Um comentário: